segunda-feira, 16 de março de 2009

Yosemite National Park e Sequoia National Park

Nesta sequência de fins de semana bem passados, pode-se dizer que o último, 14 e 15 de Março, foi mesmo a cereija em cima do bolo. Entre todos decidimos alugar um carro e fazer mais de 650 milhas em 48 horas. O motivo tinha de ser forte, e de facto para visitar duas maravilhas da natureza como são Yosemite National Park e Sequoia National Park vale mesmo a pena a viagem. Por hoje vou apenas colocar 2 fotografias. Depois prometo fazer um post sobre cada um dos Parques.

El Capitan (esq.), Half Dome (centro ao fundo), Bridveil Water Fall

Floresta de Gigantes milenares...

Alcatraz

Ainda no mesmo fim de semana... Domingo. Desta é que foi, reservámos bilhetes online com a antecedência devida e conseguimos ir visitar a Prisão de Alcatraz! A viagem de barco até à ilha é muito agradável e representa mesmo uma das melhores partes do programa de visita, pois as vistas sobre a cidade e sobre a Ilha de Alcatraz são muito bonitas. Quer dizer, a vista sobre a Ilha não é muito bonita, mas é marcante pelo que representa.

A visita está bastante bem conseguida. Todo o espaço envolvente está adequadamente organizado. No entanto esperava que o ambiente fosse bastante mais pesado. Afinal era uma prisão de segurança máxima. Penso que por dois factores o ambiente fica mais aligeirado. Primeiro e inevitável é o facto de ter sempre imensos turistas em simultâneo, segundo é a própria forma como os temas são abordados. Apesar de ter sido uma prisão brutal, está apresentada como principalmente ter um clima muito rigoroso devido à posição geográfica, e que quase dá a sensação de que não eram assim tão maus para os presos. O que sinceramente dúvido muito. O facto o serviço de audioguia ter um tom bastante próximo e incluir testemunhos de antigos prisioneiros contribui também para um ambiente mais humano. Mesmo assim não deixa de ser impressionante ver os espaços exíguos de algumas celas, ou a falta de luz das solitárias.

Para terminar a visita tivemos a oportunidade de regressar já com o anoitecer e as luzes da cidade a acenderem.

Depois de todas visitas deu tempo para mais uma peripécia antes de terminar o fim de semana. Tinhamos ainda de fazer as 50 milhas de regresso a Sunnyvale, quando o carro dum amigo nosso decidiu que não queria andar. Andámos mais de 2 horas pelo centro de SF à procura de uma loja ou bomba de gasolina que tivesse cabos de arranque para baterias. Sem qualquer sucesso. O que nos valeu foi um mexicano que ali passou e por acaso tinha os cabos, já estámos mesmo a desistir.

Santa Cruz até San Francisco

Aproveitando mais um fim de semana de sol! E com a sensação de trabalho bem feito, devido ao exame e também a uns detalhes relacionados com trabalhos para a Cisco, fizemos planos para aproveitar o fim de semana em cheio!

Passeámos ao longo da costa do Pacífico desde Santa Cruz até SF, só faltou mesmo ver o pôr do sol na Golden Gate.

Santa Cruz é uma típica cidade costeira, antes piscatória agora principalmente zona balnear. No entanto a maior atracção é o seu parque de diversões que remonta aos anos 20. Seguindo depois pela costa acima fomos visitando praias cada vez mais desertas até a um farol pitoresco num local chamado Pigeon Point...

Acabámos por ficar a dormir em São Francisco, numas das casas do pessoal do Contacto! É uma das grandes vantagens de nos termos espalhado por vários locais da Baía de SF. À noite ainda deu para ver um autocarro a espatifar a porta de um belíssimo Ford Mustang GT, e ficar a conhecer um americano muito interessante do ponto de vista de opiniões sobre os EUA e grande clareza na exposição das mesmas com a particularidade engraçada de ser jogador profíssional de Poker.

CCNA!!

Após o stress inicial devido ás péssimas condições em que realizei o exame de certificação, foi tempo de deitar contas à vida. Deu para tirar a conclusão de que provavelmente teria passado se não tivesse tido problemas com motor de software de exame. Por isso decidimos realizar o exame logo de seguida após muitas reclamações à empresa que realiza o exame. Aproveitou-se para realizar mais umas revisões e aprofundar o estudo de alguns temas que agora se estão a revelar muito úteis para a certificação seguinte. Passámos no exame (eu e a outra matemática cá da casa) ao final da semana! Foi um grande alívio, soube mesmo bem sentir aquela etapa ultrapassada.

Para celebrar fomos todos cá em casa sair à noite no final da semana até à discoteca mais na moda de San José. Tivemos ir para a fila de entrada às 21h e esperar quase 1 hora para conseguir entrar. No final ao cabo, o espaço era realmente bom no entanto a música e a freguesia não eram assim tão bons que justificassem a fama. Alguns disco-bares de Santa Clara não ficam mesmo nada atrás.

Aqui convém fazer um parentesis para explicar um detalhe acerca da noite na California. É proibida a venda de bebidas alcoolicas entre as 2h e as 7h da manhã. Por esta razão a grande maioria dos bares e locais de dança fecham quase invariavelmente as 1h30m da manhã! É estranho, está um grande ambiente de música e dança e de repente pelas 1h30m as luzes acendem, a música quase que pára e a festa acaba!! Assim explica-se que uma discoteca comece a funcionar quase pela hora de jantar a que estamos habituados!

1º fim de Semana em São Francisco

Olá! Quase três semanas sem escrever nada, espero agora actualizar um pouco mais as notícias das minhas andanças por aqui. Sei que passou muito tempo, e não foi mesmo por falta de novidades que não escrevi. Foi mesmo por falta de tempo!

No fim de semana no qual coloquei as fotografias de São Francisco, foi o primeiro em que foi possível ir passear um dia inteiro por São Francisco. A semana tinha acabado mal com um chumbo no exame de Certificação inicial da Cisco. Devo aqui dizer em minha defesa que a culpa não foi minha e sim do motor de exame que bloqueou por todos os lados. Assim o passeio foi mesmo uma boa forma de desanuviar do desaire de 6ªfeira.

Passámos a manhã a visitar a Golden Gate tanto do lado de São Francisco como do lado de Marin, na margem oposta. As vistas do alto das colinas, sobre a baía, ponte e cidade são espectaculares. Da parte da tarde o nosso objectivo era visitar Alcatraz, mas quando encontrámos as bilheteiras, já estavam esgotadas as entradas para aquele dia. Desta forma aproveitámos para visitar toda a zona portuária, em particular o Pier 39. É uma zona comercial com cafés e restaurantes em que a maior atracção são os leões marinhos que ali passam uma parte do Inverno. É um espectáculo engraçado ver estes animais em plena cidade, numa baía movimentadíssima. Foi também possível visitar um submarino a diesel da Segunda Guerra Mundial entre outros barcos presentes nas docas.

Terminámos o dia na zona de Telegraph Hill, onde andámos de carro mais de 20 minutos à procura de estacionamento no meio das ruas inclinadíssimas de SF, para acabarmos por estacionar em mais um parque pago. Aqui, não vale a pena tentar inventar lugares de estacionamento, é se multado num ápice! Subimos à Coit Tower, construída com o apoio de um milionário local na primeira metade do Séc XX. Em baixo tem uma frescos interessantes da Época da Grande Depressão e no topo tem umas boas panorâmicas sobre a cidade, infelizmente reduzidas por janelas de vidro anti-suicídas.

domingo, 1 de março de 2009

Fotografias em San Francisco

Trans American Pyramid

Coit Tower

USS Pampanito

Ao fundo Alcatraz

San Francisco

quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

Um mês já passou... Um dia em cheio!

Fez hoje um mês que aqui cheguei. Estas quatro semanas passaram completamente a voar. Foram de uma descoberta constante. O contacto com os estagiários portgueses do C12 foi muito positivo, deram uma enorme ajuda para as dúvidas e dificuldades iniciais, assim como para evitarmos cometermos os mesmo erros que eles. O arrumar da casa onde vivemos, as grandes limpezas de mudança de "donos" e começar a conhecer um pouco mais os meus roommates, até agora acho que tive uma grande sorte com as pessoas que me calharam na rifa! Já se começam a ir conhecendo pessoas de cá nomeadamente algumos dos funcionários da empresa.

Consegui retomar o meu desporto favorito! Escalar!!! Descobri um ginásio de escalada no caminho da Cisco para casa. É perfeito, depois de um dia de trabalho não há melhor que fazer um pouco de exercício e esticar o corpo pelas paredes acima! E ainda dá para conversar e conhecer pessoas locais, pois são sempre precisos dois para escalar uma via. Com sorte, quem sabe se não conheço alguém que vá escalar para Yosemite.... até lá escalo aqui:

Prespectiva do rocódromo

Os últimos tempos têm sido passados a estudar cada vez mais de dia para dia. Por um lado para preparar o melhor possível o 1º exame de certificação, por outro para conseguir entrar dentro dos assuntos em que é suposto trabalharmos. Com o final de Fevereiro a chegar a pressão vai aumentando, mas está quase!

Hoje foi um daqueles dias, em que uma pessoa chega ao final do dia e se sente realizada! Fiz a minha primeira configuração de transmissão de dados encriptados, não parece nada de especial mas gostei muito (ainda mais sabendo um bocadinho dos principios matemáticos que estão por trás de alguns destes algoritmos). Deu para escalar e ainda fazer umas tortilhas à Espanhola! Que modéstia à parte, acho que foram as melhores que já fiz até hoje.