segunda-feira, 16 de março de 2009
Yosemite National Park e Sequoia National Park
Alcatraz
A visita está bastante bem conseguida. Todo o espaço envolvente está adequadamente organizado. No entanto esperava que o ambiente fosse bastante mais pesado. Afinal era uma prisão de segurança máxima. Penso que por dois factores o ambiente fica mais aligeirado. Primeiro e inevitável é o facto de ter sempre imensos turistas em simultâneo, segundo é a própria forma como os temas são abordados. Apesar de ter sido uma prisão brutal, está apresentada como principalmente ter um clima muito rigoroso devido à posição geográfica, e que quase dá a sensação de que não eram assim tão maus para os presos. O que sinceramente dúvido muito. O facto o serviço de audioguia ter um tom bastante próximo e incluir testemunhos de antigos prisioneiros contribui também para um ambiente mais humano. Mesmo assim não deixa de ser impressionante ver os espaços exíguos de algumas celas, ou a falta de luz das solitárias.
Para terminar a visita tivemos a oportunidade de regressar já com o anoitecer e as luzes da cidade a acenderem.
Depois de todas visitas deu tempo para mais uma peripécia antes de terminar o fim de semana. Tinhamos ainda de fazer as 50 milhas de regresso a Sunnyvale, quando o carro dum amigo nosso decidiu que não queria andar. Andámos mais de 2 horas pelo centro de SF à procura de uma loja ou bomba de gasolina que tivesse cabos de arranque para baterias. Sem qualquer sucesso. O que nos valeu foi um mexicano que ali passou e por acaso tinha os cabos, já estámos mesmo a desistir.
Santa Cruz até San Francisco
Passeámos ao longo da costa do Pacífico desde Santa Cruz até SF, só faltou mesmo ver o pôr do sol na Golden Gate.
Santa Cruz é uma típica cidade costeira, antes piscatória agora principalmente zona balnear. No entanto a maior atracção é o seu parque de diversões que remonta aos anos 20. Seguindo depois pela costa acima fomos visitando praias cada vez mais desertas até a um farol pitoresco num local chamado Pigeon Point...
Acabámos por ficar a dormir em São Francisco, numas das casas do pessoal do Contacto! É uma das grandes vantagens de nos termos espalhado por vários locais da Baía de SF. À noite ainda deu para ver um autocarro a espatifar a porta de um belíssimo Ford Mustang GT, e ficar a conhecer um americano muito interessante do ponto de vista de opiniões sobre os EUA e grande clareza na exposição das mesmas com a particularidade engraçada de ser jogador profíssional de Poker.
CCNA!!
Para celebrar fomos todos cá em casa sair à noite no final da semana até à discoteca mais na moda de San José. Tivemos ir para a fila de entrada às 21h e esperar quase 1 hora para conseguir entrar. No final ao cabo, o espaço era realmente bom no entanto a música e a freguesia não eram assim tão bons que justificassem a fama. Alguns disco-bares de Santa Clara não ficam mesmo nada atrás.
Aqui convém fazer um parentesis para explicar um detalhe acerca da noite na California. É proibida a venda de bebidas alcoolicas entre as 2h e as 7h da manhã. Por esta razão a grande maioria dos bares e locais de dança fecham quase invariavelmente as 1h30m da manhã! É estranho, está um grande ambiente de música e dança e de repente pelas 1h30m as luzes acendem, a música quase que pára e a festa acaba!! Assim explica-se que uma discoteca comece a funcionar quase pela hora de jantar a que estamos habituados!
1º fim de Semana em São Francisco
No fim de semana no qual coloquei as fotografias de São Francisco, foi o primeiro em que foi possível ir passear um dia inteiro por São Francisco. A semana tinha acabado mal com um chumbo no exame de Certificação inicial da Cisco. Devo aqui dizer em minha defesa que a culpa não foi minha e sim do motor de exame que bloqueou por todos os lados. Assim o passeio foi mesmo uma boa forma de desanuviar do desaire de 6ªfeira.
Passámos a manhã a visitar a Golden Gate tanto do lado de São Francisco como do lado de Marin, na margem oposta. As vistas do alto das colinas, sobre a baía, ponte e cidade são espectaculares. Da parte da tarde o nosso objectivo era visitar Alcatraz, mas quando encontrámos as bilheteiras, já estavam esgotadas as entradas para aquele dia. Desta forma aproveitámos para visitar toda a zona portuária, em particular o Pier 39. É uma zona comercial com cafés e restaurantes em que a maior atracção são os leões marinhos que ali passam uma parte do Inverno. É um espectáculo engraçado ver estes animais em plena cidade, numa baía movimentadíssima. Foi também possível visitar um submarino a diesel da Segunda Guerra Mundial entre outros barcos presentes nas docas.
Terminámos o dia na zona de Telegraph Hill, onde andámos de carro mais de 20 minutos à procura de estacionamento no meio das ruas inclinadíssimas de SF, para acabarmos por estacionar em mais um parque pago. Aqui, não vale a pena tentar inventar lugares de estacionamento, é se multado num ápice! Subimos à Coit Tower, construída com o apoio de um milionário local na primeira metade do Séc XX. Em baixo tem uma frescos interessantes da Época da Grande Depressão e no topo tem umas boas panorâmicas sobre a cidade, infelizmente reduzidas por janelas de vidro anti-suicídas.
domingo, 1 de março de 2009
quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009
Um mês já passou... Um dia em cheio!
Consegui retomar o meu desporto favorito! Escalar!!! Descobri um ginásio de escalada no caminho da Cisco para casa. É perfeito, depois de um dia de trabalho não há melhor que fazer um pouco de exercício e esticar o corpo pelas paredes acima! E ainda dá para conversar e conhecer pessoas locais, pois são sempre precisos dois para escalar uma via. Com sorte, quem sabe se não conheço alguém que vá escalar para Yosemite.... até lá escalo aqui:
Prespectiva do rocódromo
Os últimos tempos têm sido passados a estudar cada vez mais de dia para dia. Por um lado para preparar o melhor possível o 1º exame de certificação, por outro para conseguir entrar dentro dos assuntos em que é suposto trabalharmos. Com o final de Fevereiro a chegar a pressão vai aumentando, mas está quase!
Hoje foi um daqueles dias, em que uma pessoa chega ao final do dia e se sente realizada! Fiz a minha primeira configuração de transmissão de dados encriptados, não parece nada de especial mas gostei muito (ainda mais sabendo um bocadinho dos principios matemáticos que estão por trás de alguns destes algoritmos). Deu para escalar e ainda fazer umas tortilhas à Espanhola! Que modéstia à parte, acho que foram as melhores que já fiz até hoje.
quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009
Impressões de um Jogo NBA
O desporto cá parece viver muito do conceito espetáculo, as apresentações das equipas reflectem mesmo isso. Os Lakers, na condição de visitantes foram muito mais discretos ao contrário dos Warriors que iniciaram a apresentação da equipa com um espetáculo de luzes acompanhadas pelos acordes da Carmina Burana (música do Old Spice) em grande estilo. É tudo um enorme show off! Todos dão espectáculo, os jogadores, as Cheerleaders (sim havia um grande grupo de raparigas em trajes menores a rigor a dançar!!) e o público. Antes de começar o jogo, como em Portugal ouve-se o Hino Nacional, mas aqui tocado a solo por um violinista, fez-se um silêncio absoluto e todas as pessoas pararam de circular enquanto tocou. Gostei de ver esse respeito no meio de tanta gente.
O jogo, os Lakers começaram mais atinados e tomaram logo alguma vantagem, no entanto logo ao final de 4 minutos da 1ªparte o treinador do Warriors pede timeout e consegue redefinir a táctica da equipa de forma tal que conseguiu contrariar o resultado. Assim quase até ao final do jogo os warriors conseguiram manter-se há frente no marcador, até que os Lakers deram a volta e ganharam por 129-121. Foi uma excelente oportunidade de ver jogar ao vivo o Kobe Bryant e Pau Gasol! Gostava de ter ido a perceber um pouco mais do desporto, pois achei que os Lakers não tinham jogado muito bem, e pensava que o Pau também não tinha jogado nada de mais. Afinal após ter lido as notícias hoje, parece que até jogaram bem!
O basket é de facto um jogo muito rápido, e estão sempre a ver-se jogadas espectaculares quer em equipa quer individuais. A parte chata do jogo é o facto de ter 3 intervalos regulamentares e ainda cada equipa ter direito a 5 time-out's, o que leva a que nunca haja mais do que 5 minutos de jogo seguidos. Neste intervalos todos, os locais aproveitam para ir comprar mais bebidas e comida, gastando fortunas nisto e ainda para mais chegando sempre atrasados ao ínicio das parte (o que significava sempre já ter perdido alguma parte interessante do jogo). Por outro lado, estes intervalos são sempre aproveitados para fazer formas caricatas de publicidade. Desde os normais prémios atribuídos a alguém no público até aos completamente exóticos cozinheiros de pizza vestidos de palhaços a distribuir pizzas familiares pelo público. As cheerleaders fazem também as suas coreografias junto de uns acrobatas que passaram o tempo fazer mortais no campo a grande velocidade.
Como não podia deixar de ser ainda se assistiu há clássica cena do espectador que pede a namorada em casamento através de anúncio no painel gigante, esta foi mesmo á filme (creio que aquele famoso entre o Billy Cristal e a Meg Ryan).
Para manter o ditado de em Roma sê romano acabámos a noite a jantar num fast-food de hamburguers, o "In-n-Out" muito melhores que no Macdonalds!
domingo, 15 de fevereiro de 2009
Carro e Quarto!
Apresento de seguida o magnífico Toyota Camry com mais de 270.000 milhas, que vai ser o meu companheiro dos próximos meses. Tem um ar velhinho mas anda sem problemas e tem uma raridade cá nos EUA, mudanças manuais!
E aqui vai uma perspectiva do meu quarto. Ainda sem secretária, mas já com o essencial! Tem muita luz e roupeiro com casa de banho atrás do lado direito.
Jantar de Despedida
Às 4h da madrugada, o passarinho não cantou... mas foram muitos embora para Portugal!
quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009
Warriors vs. LA Lakers

terça-feira, 10 de fevereiro de 2009
Quarto novo, vida nova!
segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009
A estudar na Cisco até mais tarde...
Ainda não foi desta que visitei San Francisco decentemente, o resto do fim de semana foi passado entre estudo das matérias de exame e tarefas rotineiras de manutenção da casa. E a terminar com um churrasco à chuva no nosso jardim!
Hoje fiquei a saber que ainda esta semana vou ter três ou 4 routers para ligar entre si e introduzir uma série de configurações para teste de um produto de cá. Estou mesmo para ver o que vai sair dali! Da forma como ando a configurar linhas de comando devo demorar dois meses a fazer alguma coisa de jeito. Mais uma vez fico até mais tarde a estudar nas instalações da Cisco, na companhia dos indianos do ping-pong.. qualquer dia tenho de ver se jogo uma partida com eles.
Nnão vejo a hora de ter carro, para visitar o rocódromo daqui da zona e eventualmente recomeçar a escalar! As minhas mãos já tremem de privação! Está quase só mais 5 dias.
sábado, 7 de fevereiro de 2009
sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009
Manhã fustrante, tarde assim assim, noite boa!
Nos Estados Unidos não existe Bilhete de Identidade como nós o entendemos, consideram uma invasão da privacidade dos cidadãos serem identificados por um número único. Deste modo a identificação acaba por ser feita pelo cartão de segurança social, o de eleitor ou ainda pela Carta de Condução! Assim foi mesmo disso que fomos tratar! Fazemos exame de código 2ªfeira, não há aulas, teem exames em português e apenas existem uns 6 modelos de exame diferentes. É uma festa!
Quando cheguei a casa, já tinha mail à minha espera com novidades acerca do que irei fazer nos próximos tempos. Acho que vai ser uma assunto muito interessante, mas que vou ter de aprender muita coisa, para tirar partido do tema. (não posso revelar devido a política da empresa :P)
Já tenho máquina!!! Aqui vão de seguida algumas imagens...
terça-feira, 3 de fevereiro de 2009
2ªfeira de Expectativa
O dia mais uma vez foi diferente do habitual... já se sabe que onde há portugueses joga-se Futebol! Aqui joga-se futebol entre estagiários e empregados portugueses da Cisco, todas as 2ªf. Momento de confraternização social! Novamente temos de ir de carro cerca de 10 minutos até um pavilhão desportivo com campo de relva sintéctica, com ar condicionado. Tão cedo não volto a jogar, foram 8 minutos de jogo que me deixaram completamente roto, já não tenho idade para estas correrias.
De regresso ao campus constato um novo pormenor que numa grande empresa faz realmente a diferença. As casas de banho estão equipadas com duches quentes! O que sabe muito bem depois do esforço fisíco.
Hoje foi o dia em vim embora mais tarde, ainda deu para ver a imagem dos 4 indianos a jogar ping-pong numa mesa instalada na sala do café do piso onde vou passar os próximos meses!
PS: a máquina está quase a chegar, conto tê-la dentro de dois ou três dias.
domingo, 1 de fevereiro de 2009
Sunday of Super Bowl
Um bar cheio de gente, televisores plasma a transmitir o jogo em todas as paredes, canecas de cerveja Budweiser em todas as mesas, em suma um enorme ambiente de festa. Os americanos metem conversa com todas as pessoas que estejam nas mesas há volta, são de uma enorme descontração e simpatia. O jogo é que realmente não dava para perceber grande coisa, eu bem tentei mas perdi uma boa parte, nas 2h que durou a partida apenas vi duas jogadas que percebi e aplaudi (2 touchdown com um tipo a correr de uma ponta a outra do campo!). Mas devia estar a ser emocionante para quem percebesse e gostasse do jogo pois as exclamações dos adeptos eram constantes. A outra parte engraçada do jogo são os anúncios, passam a toda a hora, são pagos a peso de ouro e muitos deles realizados de propósito para o evento, a maioria têem muito humor.
Valeu a pena pelo envolvimento social do jogo, não tanto pelo jogo em si!!
Fim de Semana!
Foi uma óptima opção pois assim deu para na manhã seguinte passear um pouco pelas ruas da cidade e experimentar o famoso latte, espécie de galão com natas. Como não podia deixar de ser passámos ainda pelo ex-libris de San Francisco, a Golden Gate. O sentimento de ver a ponte por um lado, é um pouco como quando chegamos a Paris e vemos a Torre Eifel, é a confirmação de que estamos de facto naquela cidade. Por outro lado é muito familiar devido á enorme parecença com a nossa 25 de Abril. A Golden Gate tem uma localização espectacular unindo os dois extremos da Baía de São Franciso. Em frente da cidade via-se perfeitamente a ilha de Alcatraz com a respectiva prisão assim como os arranha-céus do centro financeiro. A baía estava cheia de barcos à vela, talvez numa regata ou então simplesmente a passear.
Fiquei cheio de vontade de voltar rapidamente à cidade para explorar com mais detalhe as diferentes zonas da cidade assim como com diferentes condições de clima. Dizem que a zona da Golden Gate fica muito bonita com nevoeiro.
Entre Sunnyvale e Milpitas...
E o que vim cá fazer? Estágio na Cisco. A Cisco é uma empresa gigantesca, está para a concepção e construção do hardware necessário para as grandes redes empresariais, serviços de internet ou redes de telecomunicações assim como a Microsoft está para o software. Em San Jose, Milpitas mais exactamente, está instalado o campus sede, ali trabalham cerca de 20.000 pessoas distribuidas por cerca de 40 a 50 edifícios. Nós, estagiários do InovContacto estamos no 24. Dentro dos edifícios o espaço não é muito se compararmos com o existente nas instalações de Oeiras, no entanto pareceu-me até agora muito bem distribuido. O ambiente é muito multicultural, pois há pessoas de todas as nacionalidades, no entanto os indianos, chineses e japoneses são predominantes. Em cada andar tem uma sala serviços, sem máquina Nespresso é certo mas com café em saquetas, que até não é mau principalmente se acrescentarmos natas! Horário de trabalho... não existe. Parece ser uma coisa típica da cultura empresarial de cá, pede-se responsabilidade aos empregados em troca de uma grande flexibilidade de horário.
Esta primeira semana tivemos o tempo disponível para nos instalarmos. Isto compreende as coisas básicas para os próximos 6 meses: casa, conta bancária, telemóvel e se possível carro e carta condução da Califórnia. Felizmente resolvi quase tudo no primeiro dia e carro ainda antes do final da semana! Assim pude aproveitar o tempo para estudar para o exame de certificação inicial da Cisco, que tenho de realizar o mais rápido possível. Na próxima semana já iremos saber em que vamos começar a trabalhar.
quinta-feira, 29 de janeiro de 2009
Primeiras impressões
Esta noite fomos buscar os últimos dois colegas de estágio ao aeroporto de San Jose, fez-se um bocado tarde pelo que acabámos por jantar no Macdonalds! Muito típico dos EUA. Regressámos à nossa casa e tinhamos uma data de visitas de colegas de estágio... mais uma imagem muito tipíca dos grupos do Programa Contacto, montes de gente espalhada pela mesa e sofás cada qual com o seu portátil! Consultar mails, escrever blogs... a procurar carros, casas, mobílias na Craigslist (dêem uma olhadela www.craigslist.com)
Como foi a chegada à Califórnia?
Durante a viagem houveram três momentos que retenho. O primero vislumbre do continente americano, não nos EUA mas sim no Canadá... A profusão de ilhas e canais serpenteantes da Baia do Hudson, muito bonito, infelizmente durou pouco pois ficou tudo novamente coberto de nuvens. Apenas muitas horas mais tarde voltei a conseguir ver terra, era completamente plana quase sem pontos de referência, sem construções, apenas se viam algumas linhas rectas que supus serem estradas ou caminhos agrícolas e estava completamente branca. Demorei algum tempo a perceber que estava a olhar para planícies a perder de vista completamente nevadas.
Dali a algum tempo começámos a fazer a aproximação ao aeroporto internacional de Denver. É um ponto importante de distribuição de tráfego aéreo interno. À medida que descemos vejo um avião a fazer o mesmo em paralelo a nós, com um mar de nuvens por baixo e ao longe montanhas nevadas nos cumes, penso que já farão parte da cordilheira das Montanhas Rochosas. Acho que este foi o momento que mais gostei da viagem. O aeroporto é gigantesco e tinha como comparação o de Frankfurt um dos maiores do mundo em termos de tráfego aéreo, estava tudo gelado -8Cº.
Naquele momento comecei a ter uma percepção de uma característica dos Estados Unidos que é o espaço. Aqui os espaços são muito vastos, grandes extensões planas interrompidas por montanhas, lagos, rios e oceanos.
Fico por aqui... já escrevi mais do que esperava!
terça-feira, 27 de janeiro de 2009
Princípio
Agora uma vez aqui no terreno tomei consciência plena que é mesmo verdade. Esta é realmente uma grande oportunidade, a todos os níveis! Profissional, social, conhecer uma cultura diferente, hábitos diferentes...
Cheguei à apenas 2 dias, foram quase 24h de viagem entre 3 aviões e 2 escalas com 8h de fuso horário pelo meio. Ainda tenho os sonos todos trocados, acordo completamente às 6h30m da manhã e chego as 19h completamente cheio de sono. Por isso hoje vou ser breve.
A ideia desta primeira experiência no mundo dos Blogs é apenas ter uma forma prática de transmitir a todos vocês algumas das minha experiências e aventuras em terras do Tio Sam. Aviso desde já que não tenho grande jeito para escrever, por isso desculpem os erros gramaticais ou construções de frases mais pobres.
Lá mais para o final da semana espero colocar um post com as primeiras impressões da viagem e chegada aos EUA.
Até breve!
PS: quando comprar máquina fotográfica começarei a colocar algumas fotografias.